Assim como as prescrições físicas, os exames digitais precisam de assinatura do médico para que as solicitações sejam válidas. A diferença é que ao invés de ter uma assinatura visível e muitas vezes, com carimbo do médico, as receitas digitais são assinadas em nuvem.
Para confirmar se foi devidamente assinada, no rodapé do PDF gerado tanto pela plataforma como na via digital do paciente, aparecerá a mensagem que a receita foi assinada e o portal em que a mesma poderá ter sua validade verificada. Dessa forma, significa que a receita foi devidamente assinada e está válida para uso.
Caso a prescrição não tenha sido assinada digitalmente, no rodapé também terá uma mensagem informando:
Vale ressaltar que caso a receita não tenha sido assinada digitalmente, será necessário impressão, carimbo e assinatura da receita para que seja uma prescrição válida.
Além disso, a validação da assinatura poderá ser realizada pelo verificador do ITI. Esse é o link com informações de passo a passo > https://validador.memed.com.br/ 👈
Caso o verificador ITI apresente que a prescrição não foi assinada digitalmente, será necessário que o paciente entre em contato com o médico ou plataforma onde realizou a teleconsulta, pois apenas eles possuem os dados do paciente e podem reenviar um novo pedido de exame assinado.
Se ficou com alguma dúvida, por favor acione a opção "Ajuda" e fale com um de nossos especialistas! 😄