Em muitos casos os pacientes não conseguirão comprar os medicamentos que necessitam de receituário especial/controlado caso você prescreva-os em texto-livre. Neste artigo eu te informo o porquê e como prescrever da maneira correta.
Vale ressaltar: É de mera importância no ato da prescrição de medicamento controlado/especial/uso contínuo, selecionar diretamente da plataforma para que o paciente tenha uma ótima experiência, desde o atendimento prestado por você até o processo final; a compra.
Acompanhe quando você poderá prescrever medicamentos em texto-livre e quando é necessário selecionar da plataforma:
- Prescrevendo em texto-livre - Receituário Simples
Para exames, atestados médico, laudos médicos, orientações e receituários que não exigem assinatura digital (receita simples), você poderá prescrever em texto-livre.
-
Selecionando o medicamento - Receituário especial/uso contínuo
Para medicamentos que exigem assinatura digital (receituário especial/controlado), é necessário que você prescreve selecionando diretamente do nosso banco de conteúdo, tanto na aba "Industrializados" como "Composições".
Vale ressaltar: Atente-se ao nome do medicamento, pois caso inclua uma letra incorreta, a plataforma não localizará o medicamento.
Veja a forma correta de manusear o banco de medicamentos
-
Prescrevendo em texto-livre:
Caso você precise prescrever algum medicamento em receituário simples, você pode digitar o nome do medicamento e, no campo posologia, incluir a administração.
Exemplo: Tomar 01 comprimido a cada 08 horas, durante 7 dias.
Dessa forma, como o medicamento não necessita de receituário especial/controlado, não terá problemas seguir com a prescrição em texto-livre, pois a farmácia conseguirá dispensar/vender o medicamento ao paciente.
-
Selecionando do banco de medicamentos (industrializados/composições):
Quando for prescrever algum medicamento de tipo receituário controlado/especial é super importante e necessário selecionar o medicamento diretamente da plataforma. Com isso, a plataforma Memed habilitará os receituários (2 vias) para que o paciente receba na via digital e, por fim, a farmácia conseguir dispensar.
Caso você prescreva algum medicamento especial/controlado em texto-livre, a farmácia não terá as vias necessárias do tipo de receituário, sendo assim, não conseguirá prosseguir com a dispensação/venda do medicamento.
Se ficou com alguma dúvida, por favor acione a nossa central de ajuda e fale com um de nossos especialistas! 😄