Está com dificuldade para validar o PDF?
Se você está tentando validar o PDF da receita digital e se deparou com alguma mensagem de erro — ou não está conseguindo validar por outro motivo — continue aqui que vamos te ajudar!
🔎 "PDF não é o original" — entenda o que isso significa
Para que o arquivo seja validado pelo site VALIDAR, é necessário que ele seja o PDF original da via do paciente, ou seja, o documento baixado diretamente da receita digital enviada para o paciente.
Apenas esse arquivo contém os metadados da assinatura eletrônica.
Se você estiver tentando validar o PDF gerado diretamente pela Memed (a pré-visualização que aparece após o envio da receita), ele não será aceito, pois não contém os dados necessários.
✅ Use sempre o PDF baixado pelo paciente.
🖋 Quer confirmar se o PDF está assinado digitalmente?
No momento do envio da receita, a pré-visualização exibida já informa, no rodapé do PDF, que o documento foi assinado digitalmente por você.
Esse é um indicativo de que a assinatura foi aplicada corretamente.
📌 PDF é o original, está assinado... e mesmo assim não valida?
Nesse caso, podem existir duas possibilidades:
-
Instabilidade no site VALIDAR
O portal pode estar passando por atualizações ou instabilidades. Tente novamente mais tarde ou entre em contato com o ITI pelos canais oficiais. -
Arquivo editado
Se o PDF tiver sido alterado de alguma forma após o envio (mesmo que minimamente), o site VALIDAR pode não reconhecer a assinatura.
😌 Ainda com dúvidas?
Fique tranquilo!
Nos chame via chat e vamos te ajudar a entender o que está acontecendo. Estamos aqui para apoiar você! 💬