- Para ativar a sua assinatura, primeiramente você precisará clicar em "Assinatura Digital";
- Em seguida, selecione a opção "SafeID" para incluir o tempo estipulado que o token ficará válido (sendo entre 1h até 12h);
- Para finalizar, insira sua senha e clique em "Autenticar";
- No celular, você receberá uma notificação para finalizar a autenticação. Para isso, inclua a sua senha e confirme;
- Pronto, você já conseguirá utilizar o seu certificado.
Lembrando que, o seu CPF será preenchido de forma automática pela plataforma, conforme o informado em seu cadastro.
Vale ressaltar: O período estipulado de expiração (até 12 horas) é destinado apenas para o tempo de uso do mesmo token, não possui nenhuma relação com a validade da receita.
Perguntas Frequentes sobre Assinatura Digital de Receitas
1. Posso assinar minhas receitas sem um certificado válido?
Não. Para que a assinatura digital seja válida, é obrigatório que o certificado digital esteja ativo e dentro do prazo de validade. Caso seu certificado esteja expirado, entre em contato com a autoridade certificadora responsável para realizar a renovação.
2. Após realizar a autenticação, preciso repeti-la todos os dias?
Não necessariamente.
Ao autenticar-se, você poderá definir o tempo de validade do token de acesso. Esse token poderá permanecer ativo por até 12 horas.
Após esse período, será necessário realizar uma nova autenticação para continuar utilizando a assinatura digital.
3. O que acontece se eu não assinar digitalmente a receita?
Se a prescrição exigir obrigatoriamente uma assinatura digital e ela não for realizada, a receita será considerada inválida. Com isso, o paciente poderá enfrentar dificuldades, como:
- Impossibilidade de adquirir os medicamentos prescritos.
- Problemas para agendar ou realizar exames vinculados à receita.
Se ficou com alguma dúvida, clique no botão de "Ajuda" para falar com nossos especialistas.