Você pode ocultar a data da prescrição, para isso, antes de realizar o envio da sua prescrição, você deve desabilitar a seleção “Mostrar data”.
Para que a sua receita seja válida tanto para dispensação, quanto para outros documentos como, por exemplo, um atestado, é necessário constar a data de emissão, por exigência das Resoluções 2.299/21 e 2.314/22, ambas do CFM. Com a Memed, de forma padrão, a data já vem habilitada automaticamente para que você não precise se preocupar, caso esqueça de inseri-la.
Importante: A data só ficará oculta somente no PDF da receita. No dispensador da Memed (Durante a experiência de dispensação na farmácia) será possível verificar quando a mesma foi emitida.
Data da prescrição MEMED e Assinatura digital:
A data de emissão da prescrição corresponde à data selecionada no campo "data do documento" na plataforma e deve refletir o dia em que a receita está sendo efetivamente elaborada.
Reforçamos que, conforme estabelece a Portaria SVS/MS nº 344/1998, que regula o controle e a fiscalização de medicamentos sujeitos a controle especial, a validade do receituário é contada exclusivamente a partir da data de emissão.
Perguntas frequentes:
1 - A farmácia conseguirá dispensar a receita caso a data no PDF esteja ocultada?
Se a regulamentação na qual a farmácia é sujeita, como a Portaria 344/98, diz que tem que haver data no documento, no caso da ausência dessa informação, a farmácia poderá recusar a dispensação do medicamento.
2- Se a receita estiver com uma data futura, o paciente poderá adquirir o medicamento antes ou apenas na data inserida no momento da prescrição?
Não é previsto na regulamentação prescrição com data futura.
3 - A validade da receita começa a contabilizar a partir da data da prescrição ou a data apresentada no validar ITI?
A data que aparece no ITI corresponde a data no qual o documento foi assinado digitalmente, e essa data corresponde à data da emissão, portanto é a data oficial do documento.
4 - Durante a dispensação na farmácia, aparece uma data diferente daquela exibida na validação do portal ITI. Por que isso acontece?
Isso acontece quando é informada uma data diferente da data da emissão da receita. A data que aparece no ITI corresponde a data no qual o documento foi assinado digitalmente, e essa data corresponde à data da emissão, por tanto é a data oficial do documento.
Para maiores informações, estamos à disposição através do balão "Ajuda".